Existem dois grandes ramos de atividade que são irmãos gêmeos: estou falando da comunicação visual e da mídia exterior, ou mídia Out-of-Home (OOH – “fora de casa”!), se preferir. O primeiro ramo é mais pragmático, trata da customização visual de um dado estabelecimento em sua área externa e/ou interna bem como os veículos etc. Nesse ramo a pergunta está mais ligada ao tipo de impressão, substrato ou letra-caixa, entre outros elementos que melhor se ajustem ao ambiente ou objeto que ganhará a roupagem!
Do outro lado, temos o ramo das empresas exibidoras que se dedicam a encontrar pontos no espaço urbano para instalar equipamentos próprios para serem vistos a longa distância e pelo maior tempo possível. Essas empresas atuam junto com o grande mercado de mídia que contempla meios como TV, rádio, mídia impressa, internet etc. Ou seja, um mercado de oferta de anúncios que se conecta com os anunciantes locais, regionais e com as agências de publicidade.
Segundo dados recentes, o OOH responde por mais do que 10% dos investimentos em mídia. Isso é muito alto! Juro! Digo isso porque, historicamente, os investimentos nesse segmento no Brasil raramente chegaram a esse indicador.
E, portanto, agora vem a resposta da questão: qual a importância do OOH na feira? Respondo: no Brasil, as empresas de comunicação visual muitas vezes encontram oportunidades atuando com a veiculação de publicidade.
Nesta edição do ano de 2022, eu tive a oportunidade de falar com empresários de Boa Vista (RR) a Curitiba (PR)! Foram dezenas de empresários que compram equipamentos e insumos para impressão e que atuam nos dois subsegmentos. Sim, é isso! O empresário, nos mais diversos lugares do Brasil, muitas vezes começa com a comunicação visual e depois é picado pelo mosquito do OOH e começa a oferecer seus painéis nos pontos mais estratégicos de sua praça.
Nesse segmento de mídia exterior, OOH, os empresários estão conectados com tudo aquilo que existe de mais contemporâneo pelo mundo afora. No “OOH Day”, que aconteceu no dia 21 de julho na FuturePrint 2022, nós apresentamos um pouco disso: publicidade com drones, intervenções, mídia programática, mídia móvel, LED e tantas outras possibilidades que podem arejar o pensamento do empresário.
Espero que a difusão da cultura da mídia exterior possa trazer bons resultados. A diversidade do Brasil, seus mercados regionais, são uma riqueza que só o empresário local tem a devida habilidade para atuar comercialmente ao tom dos lindos sotaques que temos por aqui!!! Da mesma forma, esperamos que o conhecimento adquirido e as possibilidades de networking na FuturePrint possam ser uma commodity que faça a diferença.
Pois bem, é essa a importância do OOH na FuturePrint!
Beijos,
Sergio Rizo | @midiageografica
Sergio Rizo é Geógrafo, Professor Doutor e Diretor da RS Projetos e da RS Educação. É pesquisador sobre temas ligados à dinâmica da Publicidade e às formas de expressão sociocultural no espaço urbano. Instagram: @midiageografica / Linkedin: Sergio Rizo / Mais informações e publicações: https://about.me/sergiorizo
Veja mais detalhes do "OOH Day", do Fórum FuturePrint e de todas as atrações da FuturePrint 2022!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.