Aluminium Composite Material ou simplesmente ACM. Essa tem sido a opção crescente entre arquitetos, que adotam este material para oferecer um aspecto visual diferenciado para um projeto de fachada residencial.
Além dos projetos arquitetônicos comerciais, o ACM está chegando às residências e oferecendo muitas oportunidades. Com ela, projetistas visam elevar a durabilidade e a modernidade de fachadas.
Diante deste crescimento, é fundamental entender o que é o ACM e como ele pode ser aplicado em fachadas residenciais com alto padrão de qualidade e diferenciação.
O que é o ACM?
Como já destacado, ACM é a sigla para Aluminum Composite Material, que em inglês significa Material de Alumínio Composto.
Segundo a arquiteta Paloma Souza, Gerente Comercial da Day Brasil, este é um material composto por duas chapas de alumínio e um núcleo de polietileno ou cargas minerais.
“Essa é uma combinação que confere ao ACM propriedades como leveza, resistência e durabilidade. Isso torna este material muito popular na indústria da construção e comunicação visual”, salienta.
Esse material pode ser utilizado para diversas aplicações, que vão desde revestimento para fachadas comerciais até placas de ACM, muito utilizadas em projetos de revestimento de fachadas externas e internas, elevadores, divisórias, sinalizações comerciais e industriais, entre outros.
Além disso, a arquiteta explica que a versatilidade do ACM está impulsionando novas aplicações, não apenas em fachadas de edifícios comerciais, mas também em residências, objetos de decoração e móveis.
“Essa diversificação de uso pode contribuir para o crescimento contínuo do mercado do ACM”, afirma.
Fachada residencial em ACM: Por que é uma ótima oportunidade?
Para Paloma Souza, a versatilidade do material faz da fachada residencial em ACM uma excelente escolha para projetos residenciais, oferecendo uma ampla gama de cores, texturas e tons amadeirados.
“Por suas características, o ACM pode servir como uma alternativa durável à madeira, evitando a necessidade de manutenção”, complementa.
Segundo a arquiteta, as diversas opções de cores, tons amadeirados e até acabamento em cobre proporcionam benefícios que vão além da questão estética. “A vantagem principal do ACM é certamente oferecer um design atrativo com garantia de qualidade e durabilidade”, destaca.
Além disso, o profissional que vende tanto as placas de ACM quanto o serviço de instalação deve investir na comunicação do ACM, apresentando todos os benefícios e mostrando porque essa é uma excelente opção para arquitetos e proprietários de residências.
Cuidados que você deve tomar ao projetar uma fachada residencial em ACM
Impossível negar a beleza e a elegância de uma fachada residencial em ACM. O visual clean, uniforme e polido dos paineis confere um aspecto moderno a qualquer fachada.
Por isso, essa é, como já salientado, uma escolha crescente em projetos arquitetônicos. No entanto, alguns pontos precisam ser considerados ao escolher este material.
Para a Gerente Comercial da Day Brasil, profissionais que vendem ou revendem este tipo de material devem sempre priorizar pela qualidade do ACM oferecido.
“Muitos clientes acabam sendo direcionados pelo vendedor para buscar o melhor preço e com isto nem sempre os melhores produtos e fornecedores são escolhidos. Isso gera manutenção e pós-venda indesejáveis, que podem tornar a conta financeira no final muito mais alta”.
Por isso, a busca pelo melhor custo-benefício, com suporte, origem dos produtos e confiança nas empresas e nos profissionais são muito importantes e não devem ser descartados. “O barato pode sair caro”, afirma a arquiteta.
Além disso, Paloma recomenda aos profissionais conhecer muito bem o local de instalação das placas, principalmente no contexto de exposição solar.
“Para ambientes onde não há exposição solar, será necessário utilizar chapas com pintura de poliéster ou com pintura PVDF. Em ambientes ou fachadas que possuem exposição solar a recomendação deve ser pelo ACM com pintura PVDF de 4mm”.
A escolha por PVDF não somente assegura a decisão pelo melhor produto quanto a durabilidade da cor e garantia, como também a planicidade da chapa.
Outro ponto que merece destaque é escolher bons profissionais ou empresas que façam o beneficiamento e instalação das chapas. “Esse ponto é muito importante, e faz uma grande diferença no produto instalado”, afirma a arquiteta.
Assim, se você é um bom profissional deve, além de dimensionar e regular a instalação das placas, de modo que elas fiquem uniformes, regulares, saber instalar as placas sem emendas aparentes.
Tendências para uso do ACM em diferentes projetos
Devido à versatilidade e demais vantagens do ACM, a tendência é que este material evolua e inove na mesma velocidade que a arquitetura, design e decoração, aumentando sua aplicação.
“O profissional, seja ele designer, arquiteto ou instalador deve estar sempre estar à frente de tendências e inovações.”, destaca Paloma.
Assim, as tendências de aplicação do ACM acompanham a evolução da arquitetura, do design e da decoração, abrindo espaço para a criatividade dos arquitetos no âmbito de fachadas, elementos e decoração interna.
Neste contexto, Paloma Souza destaca algumas tendências para uso das chapas de ACM. “Podemos ressaltar a utilização de chapas de ACM em portas de residência de alto padrão, fachadas ripadas e curvas com interessantes elementos arquitetônicos”, opina.
Dessa forma, arquitetos e designers podem colocar a criatividade à prova e criar projetos inovadores ligados à fachada residencial em ACM.
Aproveite para ler este artigo e conhecer as principais vantagens de uma fachada 3D em ACM
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.