Como já falamos diversas vezes por aqui, a impressão digital têxtil chegou para dar mais qualidade às peças produzidas, além de versatilidade, possibilitando às empresas do segmento a ampliação de seus serviços e a expansão de mercado.
É fato que apostar em um maquinário para a impressão digital têxtil demanda um investimento maior. No entanto, devido aos benefícios trazidos pela tecnologia, o retorno tende a ser rápido e alto, inclusive para as grandes confecções. Olha só!
Os diferenciais da impressão digital têxtil
Com a impressão digital, é possível imprimir uma estampa – de qualquer tamanho – diretamente do computador para o tecido, em alta resolução. De acordo com Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda (GQM), “a impressão digital têxtil traz vivacidade de cores, aplicação homogênea, garantindo tons vivos e melhor aderência ao tecido, assim como possibilidade de imprimir uma ou mil peças do mesmo modelo, agilidade no processo de estamparia e ampliação da gama de oferta, com a possibilidade de criação de itens personalizados.”
Além disso, o processo facilita a realização de testes de cores e reduz o desperdício de insumos.
Vale a pena investir em um equipamento de impressão digital têxtil?
Como dissemos, o investimento para implementar um processo de impressão digital têxtil não é baixo, afinal, pode variar de R$ 100 mil a R$ 700 mil. Ainda assim, estima-se que a impressão digital ultrapasse a estamparia tradicional muito em breve. Por isso, modernizar o negócio está se tornando uma questão de sobrevivência e de competitividade para as empresas ao longo prazo. “A empresa que possui esse equipamento pode atuar em diversos segmentos, como o de moda, o esportivo e o promocional”, ressalta o profissional da GQM.
E tem mais: a impressão digital têxtil garante maior lucratividade, reduz contratempos logísticos e diminui o prazo de entrega, já que a produção é muito mais rápida e precisa: “as confecções terão mais tranquilidade com a alta qualidade e a estabilidade do equipamento”, ressalta
Investimento com retorno em curto prazo
Modernizar os processos é sinônimo de melhorar a produtividade e entregar mais qualidade aos clientes. “A redução de custo em médio e longo prazo também é destaque, porque há uma grande diminuição de desperdício de tinta e ganho de tempo na aplicação”, afirma Simeoni.
O especialista ainda chama a atenção para o fato de a impressora digital de menor porte ocupar um espaço reduzido. Portanto, pode ser usada dentro de uma loja que ofereça produção personalizada, por exemplo.
Por fim, há a própria limpeza do ambiente, que fica muito mais organizado com máquinas de impressão digital do que com o uso de outras técnicas, que consomem espaço, acabam espalhando tinta por boa parte do ambiente e exigem muito mais trabalho manual.
Quer saber mais sobre os oportunidades da impressão digital têxtil? Coloque a sua dúvida no campo de comentários abaixo e até a próxima.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.